Fim do horário de verão

19/02/17

O importante é todos acreditarem ser dez horas, por exemplo, mesmo se um relógio solar ao lado indicar uma hora a menos. Na passagem de sábado para domingo se fez a correção, diminuindo a discrepância entre os relógios, função, agora, apenas da longitude de cada lugar.

Pouco importa a hora, o importante é, repito, o fato de todos acreditarem, pois assim se forjou o nosso mundo, a sociedade dos seres humanos, como assinalou Yuval Noah Harari na sua "Breve história da Humanidade - Sapiens".

O verdadeiro tijolo do complicado edifício social foi e é a confiança. A cada ano, o horário de verão prova o quanto vivemos em um universo combinado, acertado entre todos, previamente estabelecido por nossas crenças.

Sim, a leitura recente talvez crie um desvio em minha percepção, mas a "descoberta" de que vivemos em inúmeras "realidades virtuais", fruto de acordos e condicionamento do modo de pensar das pessoas, na formação de uma crença coletiva, de fato, abalou minha percepção de tudo em volta.

"Os mitos, como se veio a saber, são mais influentes do que qualquer um poderia ter imaginado", afirma o autor de Sapiens sem titubear. Em minha experiência pessoal, quem também enfatizou a importância dos mitos foi Maureen Bisilliat, nos tempos da enfoco.

O horário de verão é apenas um exemplo de mito temporário com data marcada para começar e acabar. Torna-se uma ilustração eficaz de como o Homem ergueu a sociedade dos homens, exemplifica a origem das leis e regras da convivência humana.

Hoje, a luz do sol desenhou abstrações pelo chão da sala uma hora mais cedo, nos mesmos cantos, com as mesmas variações e todos concordariam: são oito horas da manhã. Na véspera, teriam certeza de ser nove e não oito...

Acreditamos em uma imensa quantidade de coisas existentes apenas em nossa crença coletiva, apenas em nossas cabeças.

Sun, 19 Feb 2017 13:07:10 -0300

Ótima reflexão. Após ter relido Sapiens, estou às voltas com HOMO DEUS, e gostando muito do que leio. Grande abraço. Ebert

Estou ainda mergulhado no Sapiens. Nele, duas coisas, principalmente, me deixaram perplexo: a relevância do mito e da fofoca no desenvolvimento de nossa espécie...

Depois, quem sabe, me arrisco com o Homo Deus...


Tue, 21 Feb 2017 23:31:52 -0300

          Gostei muito!!!!

          Bj.

      sem assinatura

E eu gosto muito quando você gosta.

|home| |índice das crônicas| |mail|  |anterior|

2457804.06089.1538